12 de agosto de 2018

Year in Review: Second Year Undergraduate Student


Este post acaba por ser mais para mim do que para vocês, quero voltar a lê-lo daqui a uns aninhos. Mas espero também poder ajudar alguém ao ter mais uma perspetiva em relação àquilo que é a universidade. 

Já passaram dois anos e não querendo cair num clichê, passaram a correr. E o que é que isto significa? Falta um ano para concluir a minha licenciatura.

Até agora posso dizer que:

◼ Para teres notas por vezes razoáveis vais ter de abdicar de tudo e mais alguma coisa, incluindo saídas com amigos, idas a casa e fins de semana a ver filmes. Não me interpretes mal, é possível fazer tudo, mas não com a frequência que gostariass.

◼ É importante saber ajudar e ser ajudado. Pede ajuda quando precisares mas lembra-te de estar disponível para ajudar sempre que é necessário, a interajuda é fundamental, não a desperdices.

◼ Os professores também vão estar disponíveis para ajudar. Manda e-mails ou marca uma hora para esclarecer as tuas dúvidas.

◼ Nunca mas mesmo nunca deixes acumular matéria, é essencial estudar todas as semanas. 

◼ A avaliação contínua nem sempre ajuda. No meu caso raramente ajuda e não há problema. Há pessoas que precisam de mais algum tempo para perceber a matéria e aplicá-la, que gostam de ter uma compreensão geral da cadeira e fazer exame no final do semestre.

◼ Viver com pessoas que não conheces não vai ser fácil. Partilhar o sítio onde vives com alguém não é a situação ideal, mas aprende a lidar com isso e adapta-te, lembra-te que não é para sempre.

◼ Se adormecer não é fácil para ti, quando vives com outras pessoas torna-se ainda mais difícil. Os tampões para os ouvidos são os teus melhores amigos, ainda que não resolvam o problema totalmente, ajudam.

◼ Se no primeiro ano não encontraste amigos com quem te identificasses e te fizessem sentir bem, não é tarde demais. Toma a iniciativa e fala com pessoas novas, podes surpreeender-te. 

◼ Se tiveres a oportunidade e gostares, inscreve-te no ginásio. O tempo no ginásio é dedicado a ti e ao teu bem-estar. Vais sentir-te como nova quando saíres de lá.

◼ Provavelmente já não vives em casa, a responsabilidade é tua. Adota hábitos saudáveis. Podes literalmente comer pizza todos os dias mas faz melhores escolhas.

◼ Aprende a gerir o teu dinheiro. Se tiveres uma mesada começa a poupar uma parte daquilo que recebes. Não é por teres o dinheiro que precisas de o gastar todo naquele mês, já a pensar que no próximo recebes mais. Deixa algum de parte, nunca se sabe se podem surgir despesas extra mais à frente.

◼ A organização é indispensável. Mantem uma agenda com todas as datas importantes, pode ser o calendário do telemóvel ou do computador, e uma lista com tudo o que tens para fazer naquele dia, naquela semana, naquele mês, fica ao teu critério. Cria um plano, cumpre os prazos e os objetivos que estabeleceste.

◼ Ter uma rotina de manhã e à noite é essencial. Esse tempo é teu, não o menosprezes, faz tudo com calma.

◼ O teu bem-estar físico e mental é o mais importante, nunca abdiques disso. Dorme as horas necessárias, não saltes refeições, não passes horas infinitas a estudar.

◼ Não te esqueças de tudo o que deixaste para trás. Fala regularmente com a tua família e com os teus amigos, continuam a preocupar-se contigo e vai fazer-te bem manteres essa ligação.


Claro que podia continuar, podia escrever durante horas e mesmo assim haveria sempre alguma coisa que ficaria por dizer.

Quero só acrescentar que é uma experiência que passa a voar, que é exigente, muito exigente, mas que vale a pena, aproveitem-na.

Se tiverem alguma questão, deixem nos comentários. 

0 Comentários

Enviar um comentário