10 de agosto de 2018

My experience: going vegan


Para quem ainda não sabe, sim, é verdade, não como produtos de origem animal há quase 3 anos e posso dizer desde já que nunca me senti tão bem. 

Início

Não, não foi algo que aconteceu de um dia para o outro. O leite já tinha deixado de beber há bastante tempo por causa da pele, de queijo não gosto mesmo e carne vermelha raramente comia. Restavam essencialmente as carnes brancas, o peixe e os iogurtes. Não morro de amores por nenhum deles por isso não podia ter sido mais fácil deixar de os comer. Mas porquê? O que é que me levou a tomar esta decisão? Na altura desconhecia os problemas ambientais que o consumo de produtos animais originava, mas os problemas de saúde despertaram a minha atenção e sem dúvida que os maus tratos aos animais sempre foi algo que me perturbou. Saber que não preciso de comer produtos de origem animal para ser saudável gerou a mudança. 

Alimentação

Não só por deixar de comer produtos de origem animal mas por tudo o que acrescentei, a minha alimentação melhorou exponencialmente. Admito com vergonha que durante anos a quantidade de legumes e vegetais que comia era praticamente nula. Assim que mudei a minha alimentação comecei a incluir nas minhas refeições diárias legumes e vegetais em maior quantidade. Neste momento, procuro comer essencialmente o que vem da terra, digamos assim. Batatas, arroz, aveia, feijão, lentilhas, muitos vegetais e muita fruta, são a base da minha alimentação. Muita gente me pergunta se não sinto vontade de comer carne, por exemplo, e a verdade é que não, não sinto falta de nada nem mesmo vontade de comer qualquer produto de origem animal. É curioso como com o tempo deixei de ver certos alimentos de origem animal como algo que é suposto comer.

Análises

Cerca de meio ano mais tarde, tive uma consulta de rotina e a minha médica aconselhou-me a fazer análises para ver se estava tudo bem dada a alteração na minha alimentação. E tal como eu esperava, sim, estava tudo bem. Certamente bem melhor do que quando comia produtos de origem animal. Uma das questões mais frequentes é relativa à vitamina B12. Neste momento é o único suplemento que tomo.

Quase 3 anos mais tarde

Neste momento não me imagino mesmo a voltar a comer produtos de origem animal, por toda a informação que fui colecionando ao longo do tempo sobre a industria animal e sobre as repercussões ambientais, mas também pelo meu próprio bem estar. Deixei de me preocupar com calorias e dietas insustentáveis, energia não me falta, deixei de ter acne e o meu cabelo e as minhas unhas nunca estiveram tão fortes.

Outros produtos

Por muito difícil que seja, porque até é, é uma batalha diária substituir os produtos testados em animais. Champô, amaciador, gel de banho, desodorizante e até a maior parte da maquilhagem acaba por não ser muito difícil. Mas há todo um outro conjunto de produtos que acabam por ser mais caros e de mais difícil acesso. Na minha opinião este é um processo gradual, e penso que com o tempo haverá sempre espaço para melhorias.


Quero também dizer que é cada vez mais fácil não comer produtos de origem animal. É incrível a evolução que ocorreu ao longo destes três anos. São cada vez mais as opções ao nível da restauração, por exemplo.

Eu sei que este é um tema que gera alguma controvérsia e que apesar de não concordar com muitas visões ou críticas, respeito. E se neste momento dizem que nunca seriam capazes de o fazer, acreditem que eu dizia o mesmo.

Se tiverem alguma dúvida ou questão estejam à vontade para deixar nos comentários.


0 Comentários

Enviar um comentário