9 de agosto de 2018

Gym vs home workouts


Acho que estou finalmente em condições de comparar a prática de exércício físico no ginásio com a prática de exercício em casa. Durante anos optei pela segunda hipótese mas há cerca de um ano e meio inscrevi-me no ginásio.

Não é fácil comparar já que existem imensas variáveis. Mas quero referir alguns aspetos positivos e negativos de cada uma das opções.

Aulas

Existem aulas para todos os gostos de manhã à noite. Ter um instrutor a motivar-nos às 7h da manhã sem dúvida que ajuda. A inscrição no ginásio não é sinónimo da possibilidade de participar em aulas, por vezes é necessário pagar mais. Posso dizer que agora é raro fazer outra coisa sem ser aulas, a motivação e o ambiente fazem a diferença. As minhas preferidas são Body Pump, RPM e sprint.

Mensalidade

Este é sem dúvida uns dos pontos negativos associado ao ginásio. Para algumas pessoas compensa para outras não. Mas no geral, é possível conseguir mensalidades na casa dos 20 euros.

Máquinas e equipamentos

Claro que a oferta no ginásio é maior. Mas com um pequeno investimento inicial é possível ter o básico em casa, pesos, bola de pilates, corda para saltar... Existem ainda opções mais dispendiosas como a passadeira, a bicicleta, a elítica e o remo, por exemplo. Depende muito dos gostos de cada um porque a verdade é que sem nada, apenas com o peso de corpo, é possível fazer um treino bastante completo.

Motivação

Muitas pessoas sentem-se até obrigadas a ir ao ginásio pelo simples facto de haver uma mensalidade. E se resultar não censuro. O facto de haver pessoas ao nosso lado com objetivos e na mesma posição que nós também parece ajudar.

Localização

É uma questão de preferência. Pode ser agradável não ter de sair de casa mas também pode ser bom ter a desculpa de ir ao ginásio para poder sair de casa, principalmente nas épocas de exame em que passamos horas no quarto a estudar.

Planos de treino

No ginásio existe a possibilidade de personal training que deve ser a opção ideal mas também a mais dispendiosa. Há quem opte por tirar ideias daqui e dali e criar um plano de treino, tanto no ginásio como em casa, a informação disponível hoje em dia permite que esta autonomia também seja possível. Mas existem ainda outras opções, como por exemplo, o calendário mensal associado ao canal do youtube Blogilates totalmente gratuito e o Bikini Body Guide da Kayla Itsines que é pago.


Para terminar, quero dizer que não estou a pensar desistir do ginásio tão depressa, em grande parte por causa das aulas. Não dispenso a sensação com que saio de cada uma delas e a boa disposição com que fico para o resto do dia.

E vocês? Preferem o ginásio ou ficar por casa?

0 Comentários

Enviar um comentário